O caminho inicia para o peregrino na decisão de realiza-lo.

Fazer uma preparação física é importante

Andar 25, 30 quilômetros, ou mais, num dia é um esforço a que a maioria das pessoas não está acostumada e em algumas etapas você terá jornadas deste porte. Portanto, será bom começar a preparar-se alguns meses antes de começar o Caminho.

Se você já vem fazendo longas caminhadas, ótimo. Seu corpo já estará razoavelmente preparado. No Caminho você precisará acostumar-se a fazer este esforço diariamente e carregando uma mochila. Utilize no treinamento a mochila que pretende usar no Caminho.

O nosso corpo sente muito quando caminhamos com as mochilas, por isso recomendamos que as mesmas não devam exceder de 8 a 10 quilos, alguns informam não exceder de 10% do nosso peso. É necessário, não somente distribuir o peso dentro da mochila, como também treinar e preparar a musculatura lombar e a da chamada cintura escapular, especialmente devido ao nosso caminho que envolve subidas e descidas.

Ex: Para quem tem 70 kilos, 70/10% = 7 kilos será o peso máximo da mochila.

Coloque nela as coisas que você pretende levar e ande por um percurso cuja distância seja conhecida. Não se precipite. Aumente gradativamente o percurso até 20 quilômetros.

Treine de acordo com suas possibilidades de tempo, mas não se desgaste em demasia. Se a mochila estiver pesada demais é porque você está carregando coisas em excesso. Reavalie sua lista de equipamentos e diminua o peso.

Se você tem vida sedentária ou não está acostumado a longas caminhadas, deverá começar seu preparo físico com mais antecedência. A prática de caminhadas em montanha,ou subidas fortes é excelente para adquirir bom condicionamento físico.

Não exagere. Comece com caminhadas curtas e vá aumentando aos poucos. Faça um bom check-up. Certifique-se de que sua saúde está boa e aproveite o exercício.

Se você resolveu fazer o Caminho e não há tempo para se preparar devidamente, pelo menos verifique suas condições de saúde e procure adequar as dicas acima às suas condições. E muito importante fazer pelo menos uma caminhada longa levando na mochila todos os itens de sua lista e usando a bota que usará no Caminho, para que você possa fazer as correções necessárias.

Durante o Caminho, você irá forçar bastante os joelhos e a musculatura das coxas e das costas, principalmente nas subidas e descidas íngremes. Considere a possibilidade de entrar para uma academia e, sob a supervisão de um profissional de educação física, fazer os exercícios necessários para fortalecer e proteger estas partes de seu corpo.

Se você possui doenças preexistentes (problemas de coração, diabetes, asma, etc), avise seu médico, se for fazer exercícios numa academia e peça a ele uma orientação por escrito para levar para o seu preparador físico. Seja a pé ou de bicicleta, seja você jovem ou de mais idade, faça seu caminho com o máximo de certeza de que irá aproveitá-lo da melhor forma possível. Prepare-se.

peregrino deve ter fidelidade a seu sonho. Perceber que sua força de vontade já começa a ser exercitada antes mesmo dele colocar os pés no Caminho de Aparecida. Juntar um dinheirinho e o tempo necessário para ausentar-se, deixar a família e os afazeres cotidianos, já fazem parte do Caminho .

As lições do Caminho de Aparecida estão geralmente nas pequenas coisas. Surgem como a luz que anuncia a chegada de mais um dia, ensinam velhos segredos a quem observa o vôo dos pássaros ou despertam a consciência daqueles que contempla o trabalho dos pastores.

O poder do peregrino não está no domínio da distância, mas na comunhão com tudo aquilo que o cerca. Aproveite ao máximo seu Caminho que será construído a cada momento, sem pressa, pois o que torna alguém um peregrino não é o simples deslocamento geográfico até uma Basílica, mas o aprendizado com as pequenas coisas que completam o seu dia a dia até chegar lá.

A média da grande maioria dos peregrinos contatados, vária de 5 a 9 horas de caminhada diariamente, com várias paradas para descansar e contemplar a natureza e seus vilarejos do sul das Minas Gerais.

O caminho lhe dá a oportunidade de sentir verdadeiramente a natureza, você é acordado pelo sol e não pelo relógio. Come quando sente fome, e não em horários pré-determinados. Caminha o tanto que o corpo deixa e dorme quando e onde se pode.

Nos dias de muito calor, é recomendado que você inicie a jornada o mais cedo possível .

Informações coletadas com peregrinos e sites de rotas para longas caminhadas.

 
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